Por motivos pessoais, eu escolhi começar o meu caminho em Saint Jean Pied de Port, mas existem diversas alternativas, e até outros caminhos. As dicas que eu vou colocar aqui são para as pessoas que vão, como eu, fazer o caminho francês a partir de Saint Jean Pied de Port ou Roncesvalles.

1º – Indo para a Espanha

Compre a passagem e embarque! Não se esqueça de consultar os requisitos para entrada no espaço Schengen. Seguro viagem, dinheiro, cartões de crédito (com fatura comprovando o limite), etc. Eles são chatos com isso, verifique tudo antes de embarcar. O destino você escolhe, pode ser Madrid (destino da maioria dos peregrinos), Barcelona ou até mesmo Pamplona, o que poupa uma parte do trajeto de ida a SJPP ou Roncesvalles.

2º – Chegando a Pamplona

Normalmente os vôos saem do Brasil de tarde, chegando na Espanha pela manhã. No mesmo dia você pode ir até Pamplona, e existem várias formas de chegar lá.

Avião

Aqui no Brasil você pode comprar seu bilhete direto para Pamplona, e em alguns casos isso fica muito em conta, portanto pesquise. Você pode inclusive comprar os trechos aéreos por inteiro: Brasil-Madri-Pamplona/Santiago-Madri-Brasil. O vôo de Madri a Pamplona dura cerca de 45 minutos.

Trem

É o transporte mais usado pelos peregrinos. No aeroporto de Madrid, pegue um ônibus, táxi ou metrô até a estação de Atocha. O táxi é mais rápido, mas custa uns 25 euros. Existem ônibus que demoram um pouquinho mais, mas custam só 5 euros. No próprio aeroporto também existe uma estação de metrô, que te leva até Atocha, mas com algumas baldeações. Se você se dá bem com mapas de metrô, vai em frente. Se não fica muito confortável com isso, melhor usar o ônibus mesmo.

O bilhete até Pamplona custa entre 40 e 50 euros e a viagem dura cerca de 3 horas. Confira horários no site www.renfe.es.

Ônibus

Pegue o metrô e vá até a estação rodoviária, que fica próxima a estação Av. Americas. Lá existem ônibus em diversos horários entre Madrid e Pamplona. As passagens são mais baratas do que as de trêm, mas a viagem dura cerca de 6 horas.

http://www.condasa.com/
http://www.plmautocares.com/

Se vier de Barcelona, veja os preços e horários das passagens pelo site da empresa local (http://www.vibasa.es).

3º – Chegando a Roncesvalles ou Saint Jean Pied de Port

A partir de Pamplona, existem três opções para chegar em Roncesvalles e Saint Jean, e elas são basicamente as mesmas para as duas cidades, já que para chegar até SJPP, é preciso passar por Roncesvalles. Então vamos lá:

Ônibus

Os ônibus saem da Estación de Autobuses de Pamplona, de segunda à sexta, sempre às 18:00 horas. Aos Sábados o ônibus sai às 16:00. Domingos e feriados não há serviço. A viagem dura cerca de 50 minutos e custa 6 Euros. Se você estiver levando uma biclicleta, terá que pagar uma taxa extra de 6 Euros.

Chegando em Roncesvalles, você vai encontrar vans e taxis esperando para levar os peregrinos que desejam ir até SJPP. Os motoristas esperam o ônibus chegar de Pamplona para iniciar a viagem. Para evitar contratempos, procure confirmar dias e horário.

Desde o dia 18 de Junho, até 15 de Setembro de 2011 (pode ir até 30 de Setembro), há um ônibus da companhia CONDA (AQUI!). que faz o trajeto direto entre Pamplona e Saint Jean Pied de Port. Ele sai da estación de autobuses de Pamplona às 14:00 horas. O trajeto custa 15 Euros e faz paradas em Burguete, Roncesvalles e Vancarlos.

http://www.estaciondeautobusesdepamplona.com/
http://www.autocaresartieda.com/
http://www.conda.es/ 

Táxi

Se preferir, você pode pegar um táxi até Roncesvalles ou SJPP. Você deve negociar com um taxista o preço, por volta de 80 euros. Claro que se você chegar pela noite em Pamplona, deve esperar para ir de táxi somente dia seguinte, pois o albergue de Roncesvalles fica em um Monastério e tem hora para fechar (geralmente às 23h). Além disto, só há uma pensão naquele vilarejo.

Se for usar o taxi, combine de dividir a corrida com outros peregrinos, sai muito mais em conta. O site de taxi de Pamplona tem uma opção para agendamento pela internet, confira.

http://www.taxipamplona.com/

Van

Existe um serviço de vans, consulte o site.

http://www.expressbourricot.com/

Outras Opções

Saindo de Madri, de ônibus até Irun e de trem até SJPP

Madrid – Irún

O trajeto pode ser feito de ônibus ou de trem, consulte os horários nos sites das companhias. O trem demora cerca de 5 horas e custa em torno de 50 Euros, quase o mesmo preço da passagem para Pamplona.

Irún – Saint Jean – trem

Empresa: – www.voyages-sncf.com (vários horários disponíveis, consulte na Internet).

Brasil – Paris – Bayonne – SJPP

Também sondei essa rota. Pra mim seria ótimo porque visitaria Paris mais uma vez, mesmo que por um curto período. Sairia do Brasil diretamente para Paris. Chegando lá pela manhã, teria o dia inteiro para passear pela cidade. Daí, ao invés de pegar o trem noturno, que é lento, dormiria num albergue e pela manhã do dia seguinte pegaria o TGV para Bayonne. Essa viagem de TGV deve ser incrível porque atravessa toda a região do vale do Rio Loire. Chegando a Bayonne é só esperar o trem para SJPP. Estaria chegando em Saint-Jean por volta das 16hs, bom horário para pegar a minha cama no albergue.