Utilizar equipamentos e organização adequadas pode ser a diferença entre o Caminho de seus sonhos e um Caminho repleto de contratempos, problemas físicos e sofrimento. Conta muito a boa qualidade do equipamento e a boa informação na hora de comprar. Pode ser caro, mas você não vai se arrepender depois. Complemente essas informações com algumas mais específicas durante sua preparação para a viagem. Entre em contato com a Associação e informe-se com quem já fez o Caminho.

Mochila

Ela carrega nossos bens materiais e será nossa companheira de Caminho por muitas horas. Deve ser cômoda, apropriada e durável para que suas coisas não fiquem espalhadas por toda a rota.

Deuter Futura Pro 42Características

Procure uma cargueira, com costado anatômico, correias grossas na cintura e prendedor no peito para melhor distribuição do peso.

O tamanho ideal é entre 35 e 45 litros. Lembre-se de que quanto menor o peso, melhor o caminho. Finalmente, evite mochilas desformes ou muito largas. Dê preferencia a modelos com pequenos bolsos laterais, bolso superior, divisória interna e abertura por baixo, que facilita muito na hora que você quer pegar uma coisa que está no fundo. É interessante ter bolsos nas correias da cintura para guardar objetos pequenos para acesso rápido. Também dê preferencia a modelos que já vêm com capa de chuva.

Veja aqui uma lista das melhores mochilas para a peregrinação.

Organização

Na hora de organizar a bagagem, não esqueça de colocar as coisas que não podem ser molhadas dentro de sacos plásticos ou sacos estanque. Coloque as coisas mais pesadas no fundo e as mais leves por cima. Guardar as coisas de forma ordenada faz com que a mochila se acomode melhor ao corpo. Lembre-se de que a mochila totalmente carregada deve ter no máximo 10% do seu peso. Caso ela esteja mais pesada do que isso, as coisas vão se complicar. Bolhas, tendinites e outros problemas físicos são normalmente resultado de excesso de peso.

Canivete Climber 14 FunçõesCanivete

É interessante carregar um pequeno canivete que concentre as funções de faca, tesoura, abridor de latas, garrafas e que tenha um saca-rolhas. Existem diversas marcas e modelos, portanto, pesquise.

Lembre que se você quiser levar a sua mochila dentro do avião para evitar problemas de perda de malas, você não vai poder levar o canivete. Nesse caso pode deixar pra comprar lá na Europa mesmo.

Veja aqui os melhores modelos de canivete.

Saco de Dormir

Deuter Dream Lite 500 LUm saco de Dormir é indispensável para quem vai fazer o caminho de santiago se hospedando nos refúgios de peregrinos. Eles não oferecem roupa de cama, e certamente você não vai carregar aquele seu jogo de lençol e cobertor com você. Procure um saco de dormir pequeno e leve e que proteja contra o frio de até 0ºC no máximo. Existem modelos com bolsas compactadoras que são bacanas.

DICA: Antes de comprar verifique o tamanho, algumas pessoas mais altas (como eu) tem dificuldade de achar um modelo confortável.

Veja aqui as melhores marcas e modelos de sacos de dormir.

Lanterna

Mini Mag Lite 2AAAUma lanterna será útil. Quando a luz de seu quarto for apagada por algum peregrino, não é aconselhável acendê-la novamente. Quem a apagou deve estar cansado e o descanso é sagrado no Caminho. Ao retornar de um passeio noturno, aquela lanterna com pilhas “palito” pode representar o único meio de você encontrar a sua cama.lanterna-mini-led-ultra-power-azteq

Eu comprei uma Mini Maglite AAA pensando em levá-la, mas decidi achar alguma coisa menor e mais prática (leve). Nas lojas de artigos esportivos e de aventura tem umas lanternas pequenas de LED que são ótimas opções, com ótimo preço também.

Bota ou Tênis?

Bota Nômade Tryton DryVocê chegará a Santiago graças a seus pés, então tratá-los muito bem é o mínimo que o peregrino deve fazer. As alternativas são: botas especiais para caminhada, conhecidas como botas de trekking, ou tênis. As botas de trekking são projetadas especialmente para longas caminhadas. São feitas de material especial e poderão evitar que você tenha bolhas nos pés, torções e tendinites.

Os tenis de cano alto, tipo Nike Air, que protegem o tornozelo, são mais leves e – principalmente – arejados. Único problema é que, se chover, você terá que vedar partes do calçado com esparadrapo ou plástico pois eles não são impermeáveis

As botas de trekking têm vantagem por causa do solado adequado. Um pouco mais rígido que o do tênis e com maior aderência ao solo, evita também, além de escorregões, o cansaço excessivo da planta do pé quando o peregrino enfrenta terrenos irregulares e pedregosos. Nunca, mas nunca mesmo, comece a caminhada com botas novas. Procure amaciá-las, durante alguns meses, antes de viajar. Sapatos novos produzem bolhas.

Veja aqui as melhores marcas e modelos de botas impermeáveis.

Roupa

Pouca roupa, não esqueça do peso. Além da roupa, leve também detergente em um frasco pequeno ou sabão. Vestir roupas limpas ao terminar a jornada diária é tão agradável para o peregrino, quanto para aqueles que estão à sua volta. Manter à mão um agasalho é bom para evitar sentir frio nas paradas, principalmente em locais de maior altitude.

Dê preferência para as meias especiais para trekking, que são de multiplas camadas e não tem costuras, ou então use meias finas de algodão em contato com os pés e aquelas grossas “atoalhadas” por cima. Leve três ou quatro pares de meias para que possam ser lavadas e trocadas todos os dias.

Cantil

CantilMuitos peregrinos usam garrafas pet mesmo, mas o ideal mesmo é um cantil. O Cantil é um equipamento muito interessante, principalmente se for feito de plástico ou de Polietileno, que são mais leves e não deixam gosto na água.  Compre um modelo de aproximadamente 1 litro, de preferencia com capa térmica que ajuda a manter a temperatura do líquido.

Streamer 3.0 LOutra opção bem interessante são as bolsas, tipo camelbak, que você pode instalar dentro da sua mochila ou em uma bolsa térmica, presa por fora da mochila. Além de carregarem mais água, elas são práticas porque você bebe andando e além disso ela fica bem presa na mochila e não fica balançando de um lado para o outro como as garrafas.

Existem bolsas de 1, 2 e 3 litros, escolha a sua de acordo com a sua necessidade. Eu comprei logo uma de 3 litros.

Cajado

CajadoO Cajado é um instrumento muito bem vindo no caminho. Além de ter um simbolismo na peregrinação, ele possui diversas funções que vão desde a ajuda no equiíbrio em terrenos irregulares ou mesmo para ajudar nas subidas e descidas.

Você pode comprar um bastão de caminhadas em lojas especializadas. Eles são de alumínio ou de Kevlar, normalmente são telescópicos e reguláveis para maior conforto.

É claro que para o caminho de santiago, o mais indicado mesmo é um cajado rígido, feito de madeira pelos artesãos locais. Você pode comprar o seu em Saint Jean ou em outras cidades no inicio do caminho. O melhor de tudo é que ele volta pra casa com você, e será uma recordação para o resto da sua vida.

Diversos

Caderno de Notas. Esqueça o seu notebook ou tablet. Leve um caderno mesmo, para fazer o seu diário de bordo e escrever as suas memórias. Dizem que essas memórias ficam cada vez mais intensas com o passar dos anos.

Celular. A doença do homem moderno. Tem gente que não leva, tem gente que leva. Acho que depende do que se está buscando no caminho. Na minha ideia de peregrinação não faz sentido levar o celular, mas ainda tenho minhas dúvidas.

Vou acabar levando, mas por motivos outros que não a funcionalidade primordial do aparelho. Vou acabar levando o meu pelas músicas, pela facilidade de tirar fotos, pelo GPS, etc… Ele vai comigo, mas (a princípio) vai ficar o tempo todo em “flight mode”.

Caneta BICCaneta para que você possa escrever, mas leve uma caneta simples, tipo Bic mesmo. Quanto mais simples e leve melhor.

Isolante Térmico, usado para proteção contra o frio e a umidade se você dor dormir diretamente no solo, e isso pode acontecer. Fiquei sabendo de diversas pessoas que chegaram com albergues lotados e tiveram que dormir no hall, no chão mesmo.

Conversando com alguns peregrinos eu fiquei sabendo que o isolante térmico é opcional. Algumas pessoas preferem levar, mas ele não faz falta, e inclusive muitos peregrinos se livram dele no primeiro albergue do caminho. Estou pensando em não levar o meu, na hora decido.

Capa de Chuva, que deve ser do tipo poncho, que cobre também a mochila, e tem que ficar em um local acessível na mochila, para você não perder muito tempo achando ela.

Novamente, alguns peregrinos não levam a capa, mas ao invés disso, levam um anorak impermeável e uma calça impermeável tb. Isso resolve o problema.

Lembre-se de que a capa de chuva da mochila só protege a parte da frente, e se você não usar uma capa tipo poncho por cima de tudo, as coisas dentro da mochila vão chegar molhadas no refúgio. Eu já comprei uma capa Tartu, que vai por cima de tudo, até da mochila.

Óculos escurosÓculos escuros é considerado um opcional, mas aconselhável, principalmente se você tiver olhos claros. Lembre-se de que você estará caminhando na direção do pôr-do-sol, o que dificulta muito a visão, principalmente no final da tarde.

Eu achei melhor comprar um modelo desses mais esportivos, baratos, bem simples, pra não ficar se preocupando. Deixe o Ray-Ban em casa.

Sacos plásticos para proteção da carga contra chuva. Podem ser usados aqueles sacos tipo ZIP, ou então sacos estanque, especiais. Existem sacos estanque para diversas finalidades e em diversos tamanhos.

alfineteAlfinetes de Segurança, daqueles de fralda, uns dez ou doze. Eles serão usados como prendedor de roupas, inclusive na própria mochila enquanto você for andando. Eu estou levando só seis, acho que já tá bom.

Boné ou Chapéu com abas para a proteção contra o sol, que pode ser inclemente no caminho. Uma boa opção são os bonés tipo legionário, que têm uma proteção para a nuca. Normalmente eles são feitos em material especial com proteção UV. Eles são um pouco caros, então não sei ainda se vou comprar, mas certamente são uma ótima opção. Nas lojas especializadas tem diversos modelos com grande diferença de preço, pesquise.

Filtro Solar fator 30 ou mais. Novamente, o sol é forte e você tem que caminhar todos os dias, então melhor se proteger.