Os Refúgios de Peregrinos

Albergue em RoncesvallesSe você se preocupa onde ficar durante as noites no caminho, saiba que os refúgios de peregrinos têm melhorado muito nos últimos anos. Eles são exclusivos para os “peregrinos tradicionais”, ou seja, aqueles que peregrinam a pé, de bicicleta ou a cavalo, sem fazer etapas de carro. Não se pode fazer reservas e o acesso só é permitido mediante a apresentação da credencial de peregrino.

Se você já frequentou um Albergue da Juventude, não terá problemas em acostumar-se a um Refúgio de Peregrinos (foto). Nos últimos anos, as prefeituras e Associações espanholas têm procurado melhorar as condições físicas dos já existentes, além de construir novos.

Eles geralmente fecham para limpeza pela manhã (lá pras 9 ou 10 horas) e abrem pela tarde (16 ou 17 horas). Para ficar, basta apresentar sua “credencial”. É geralmente cobrada uma contribuição módica para a manutenção (de 3 a 5 Euros). As pessoas ficam em beliches com colchão nu, onde você deve instalar seu saco de dormir.

Você encontra de tudo: aventureiros em geral, jovens colegiais, padres em retiro espiritual, típicos cidadãos urbanos, casais de idosos, lunáticos, pícaros, esotéricos e santos… Até turistas disfarçados de peregrinos (que roubam os lugares dos verdadeiros andarilhos nos albergues). Homens e mulheres de todas as idades e condições sociais.

Albergue em RoncesvallesÉ obedecida a ordem de chegada, embora os que caminham a pé tenham (teoricamente) prioridade sobre os ciclistas, mesmo chegando depois. Os banheiros tendem a ficar em estado péssimo de higiene no final do dia, dado a quantidade de pessoas que o usaram por todo o dia, por isso sempre tente chegar cedo aos refúgios.

Mesmo com estes desconfortos, a melhor coisa é ficar SIM nos refúgios para peregrinos, pois é lá que você conhece o verdadeiro Caminho. Convivendo com os andarilhos e compartilhando, desde comida a emoções. É claro que você pode preferir em alguns lugares pagar uma pensão barata e usufruir de privacidade.

Algumas Dicas sobre os Refúgios

  1. Em quase todos os albergues, tudo que estiver na primeira prateleira da geladeira é de uso comum. Pode se servir a vontade. O que estiver nas outras prateleiras tem dono, portanto respeite.
  2. Logo que chegar marque sua cama colocando seu saco de dormir aberto sobre ela, caso contrário outro peregrino pode colocar o dele. Mochila não marca lugar.
  3. Deixe o banheiro limpo e seco para o peregrino que vier a seguir.
  4. Respeite os horários. Todos estão exaustos e tem o direito de descançar. Se precisar levantar à noite use uma lanterninha.
  5. Não há necessidade de sair ainda escuro. Mas se assim mesmo decidir sair cedo, leve seu material para ser arrumado fora do quarto.