Qual caminho?

Existem diversos caminhos até Santiago de Compostela. Na verdade, o que ocorria na idade média é que o peregrino saia da sua casa e caminhava até Santiago. Algumas rotas acabaram sendo demarcadas, e algumas delas ficaram mais conhecidas do que outras.

A rota mais conhecida e percorrida é o caminho francês, sobre o qual eu falo neste site.

De onde iniciar

Existem dois pontos de inicio clássicos do Caminho Francês, de onde a grande maioria dos peregrinos começam a sua jornada, Saint-Jean-Pied-de-Port, na França (774 quilômetros distante de Santiago), e Roncesvalles, já na Espanha (750 quilômetros de caminhada).

Calcula-se que um peregrino saudável, com preparo físico mediano, possa finalizar o percurso desde Saint-Jean em aproximadamente 29~33 dias de caminhada ininterrupta.

É claro que você tem toda liberdade de escolher um ponto mais perto de Santiago, como Pamplona (706 quilômetros), Burgos (450 quilômetros) ou León (a 300 quilômetros) por exemplo. Ou seja, não existe um lugar específico de saída. É você quem vai determinar o ponto de início de sua jornada, de acordo com o tempo disponível que tem para realizá-la.  Percorrer “o caminho inteiro” é simplesmente estar por inteiro no Caminho que você escolheu.

Lembrando que quanto mais tempo você passar no Caminho, mais intensa e rica em experiências será a viagem. A decisão é toda sua.

Melhor Época

Primavera na EspanhaEntre os meses de Julho e Agosto, o peregrino enfrentará as altas temperaturas do verão espanhol e o período de férias na Europa. Nessa época, você poderá encontrar os albergues lotados e, em geral, os preços mais altos. Mesmo assim, caso você só possa ir em julho ou agosto, pé na estrada. Aprender a conviver com um maior número de pessoas talvez seja o seu grande desafio.

Fazer o Caminho no inverno europeu é totalmente desaconselhável. A neve bloqueia a passagem dos peregrinos, principalmente nas regiões de maior altitude, como nos Pirineus, Foncebadón e Cebreiro, o que pode tornar a peregrinação uma experiência perigosa. Além disso, para enfrentar o frio é necessário estar muito bem agasalhado, o que representará um peso excessivo em sua mochila.

Usualmente, as melhores épocas para iniciar a jornada são finais de abril até início de junho; ou então de setembro até finais de outubro.

Para concluir, o ideal mesmo é optar pela primavera ou outono europeus, escolhendo para partir alguma data entre a primeira quinzena de maio e a primeira quinzena de junho, ou entre a segunda quinzena de agosto e a segunda quinzena de setembro. Leve em conta o tipo de clima que você se adapta melhor, mas não esqueça da mochila “grudada” em suas costas e da distância a ser percorrida.

Clima no Caminho de Santiago (aproximadamente):

  • Primavera: Máxima de 24o C e mínima de 5o C
  • Verão: Máxima de 36o C e mínima 12,5o C.
  • Outono: Máxima de 25o C e mínima de 7o C.
  • Inverno: Máxima de 16o C e mínima de -4,5o C

Busque Informações

Existem associações de peregrinos em várias cidades do Brasil. Acesse seus sites e verifique datas de reuniões. A melhor forma de se preparar é conversando com pessoas que já fizeram o caminho.