O Inicio do treinamento

Apesar de não ser necessário, o caminho de santiago é muito desgastante e é aconselhável fazer algum tipo de treinamento antes de encarar a caminhada de mais de 700 km. Comece entrando em forma, para isso o mais aconselhável são caminhadas diárias de 40 minutos a 1 hora. Nos finais de semana coloque a sua bota e faça algumas caminhadas por trilhas de curta distância.

Vá aumentando progressivamente a distância percorrida e, se possível, a constância do treinamento. Com o tempo, o ideal seria percorrer a quilometragem média das etapas do Caminho (20 a 30Km), durante dias seguidos, até a data do embarque para Espanha.

Quando estiver próximo ao dia da partida e já houver adquirido seu equipamento, faça caminhadas com a mochila carregada com aquilo que você considera imprescindível levar. Talvez o imprescindível não seja mais tão imprescindível assim quando você tiver a noção do seu peso. A bota de trekking também deve ser amaciada, como já foi comentado, sapato novo não combina com caminhadas de longa distância. Uma forma eficiente de treinamento é realizar viagens por trilhas montanhosas, carregando todo o seu equipamento, para que o corpo acostume também com as subidas e descidas.